terça-feira, 1 de março de 2016

Significado de Apofenia

Significado de Apofenia




Apofenia é o nome dado para um fenômeno cognitivo, quando alguém consegue identificar padrões e significados em coisas aleatórias, vagas e sem nenhum sentido real.


Em suma, a apofenia consiste na ação inconsciente de achar um significado ou chegar à uma conclusão que parte de informações incompletas ou coincidências. É uma tentativa do ser humano de achar um significado para aquilo que desconhece.

Para os psicólogos, a apofenia é entendida como um erro de percepção, uma característica que o ser humano desenvolveu ao longo de anos de evolução, tendo inicialmente um papel vital para a sobrevivência da espécie.

Em termos estatísticos, a apofenia pode ser classificada como um Erro do tipo I, ou seja, quando determinada ideia é concluída a partir de hipóteses ou de informações incompletas.

Proposto inicialmente em 1959, pelo neurologista e psiquiatra alemão Klaus Conrad, as apofenias são responsáveis pelo surgimento das superstições, mitos, crenças em atividades paranormais e etc.

Todos os seres humanos apresentam níveis de apofenia – assim como de pareidolia – sendo este fenômeno um limite que pode caminhar para dois aspectos distintos: a paranoia ou a criatividade.
Apofenia e Pareidolia

Entende-se que a pareidolia é um tipo de apofenia, mas num sentido mais restrito.

A pareidolia é um fenômeno psicológico presente em todos os seres humanos, quando estes conseguem identificar imagens ou sons familiares em coisas aleatórias.

A explicação para este fenômeno está no fato dos humanos terem a necessidade inata de reconhecer rostos ou formas de seus pares rapidamente.

Ao contrário da pareidolia, a apofenia vai além da identificação de padrões sonoros ou imagéticos, mas está relacionada com todo o tipo de padrões, mesmo com aqueles que são puramente coincidência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, aqui você é bem vindo para comentar avontade. Se for criticar, que seja com respeito!

Obrigada Por comentar.